"Até que TODOS cheguemos à UNIDADE da fé, e ao CONHECIMENTO do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da ESTATURA COMPLETA DE CRISTO; Para que não sejamos mais meninos INCONSTANTES, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo ENGANO dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a VERDADE em AMOR, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, CRISTO."

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TEATRO CRISTÃO


Ontem Fui ao Teatro Municipal assistir ao festival de esquetes que todo ano acontece aqui em Cabo Frio, e o apresentador da noite estava caracterizado com um de seus personagens: Maria do Céu, uma típica mulher “cristã” com características bem pentecostais e usando chavões “evangélicos” que todos nós conhecemos. O trabalho do artista estava perfeito, e confesso que como sempre ele me fez rir muito, assim como todos que estavam na platéia. Em alguns momentos me peguei pensando, será que eu deveria rir, ou chorar com tudo aquilo?!... Eu percebi que o cristão virou mais um personagem para a galeria dos comediantes, aqueles que tiram risada das nossas ruins verdades mascaradas. Estamos ali ao lado dos políticos, das celebridades, somos apenas mais um personagem. Mas de certa forma não tiro a razão dos comediantes porque o que vemos hoje é exatamente isso, o cristão ao longo de muitos anos, virou um personagem com figurino, comportamento e jargões próprios.
Assim que começávamos a tentar entender o que é ser cristão, era “pregado” a nós que se não entrássemos nessa fôrma, nunca seriamos um verdadeiro cristão, acabamos sendo o que víamos e o que era ditado nas cartilhas das “igrejas”, nosso alvo era ser como eles e não como Ele (O Cristo). Muitas de nossas características foram sendo embutidas pela imposição de homens e não pelos momentos particulares que tínhamos com o Espírito de Deus e quem acabava ditando as regras era a doutrina. Mas vale um bom testemunho exterior do que o escândalo com nossa podridão interior, e assim os sepulcros caiados iam sendo formados, a sujeira ia sendo varrida sob o tapete, e assim eram costuradas as capas do evangelho.
Com isso largávamos à essência do evangelho, e esquecíamos que Cristo é a luz que ilumina a escuridão que há em nós, ele não é a lâmpada que veio trazer luz ao lado de fora mostrando as imperfeições de nossas vestes, perdemos a noção de que seu sangue foi pra nos purificar interiormente, suas palavras foram ensinamentos para mudança de nosso caráter. E que Ele veio para os doentes e pecadores e não para os sãos ou os que se auto-intitulam justos.
Ser cristão vai além do personagem, é o ser na totalidade de sua vida, é ser como você é, por que Cristo acaba sendo em você, Ele vive em nós e por isso, não são as vestes que colocamos, e sim o que de fato somos por baixo delas.
Eu não sei vocês leitores, mas eu tenho visto toda essa característica caindo por terra, mas não é um processo fácil nem rápido, precisamos desconstruir anos de superficialidade cristã, para construir nosso caráter nas verdades do evangelho de Cristo, nos importando de fato com o que é essencial a vida! Por isso, não vos conformeis com as formas cristãs deste século, mas transformais-vos pela renovação do vosso conhecimento da palavra de Deus. Não seja mais um personagem!

Um comentário:

  1. sendo edificado por uma postagem... Que Deus continue te usando, para que possamos alcançar a estatura de Cristo. vale um RT no Twitter... Abração

    ResponderExcluir