"Até que TODOS cheguemos à UNIDADE da fé, e ao CONHECIMENTO do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da ESTATURA COMPLETA DE CRISTO; Para que não sejamos mais meninos INCONSTANTES, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo ENGANO dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a VERDADE em AMOR, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, CRISTO."

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA


"E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela."
João 8:7

Leia o Evangelho de João: 8: 1 -11


Porque nos sentimos no direito de julgar uns aos outros ou até mesmo de julgar a nós mesmos, se há somente um Juíz que é justo e que é digno de julgarnos conforme a sua lei. É muito fácil julgarmos as pessoas pelas aparências.
No texto acima, vemos uma situação que acontecem em nosso meio até os dias de hoje e que sempre existirá. Os escribas e fariseus, os que se sentiam doutores da lei, dignos de julgar o que é certo ou errado, resolvem preparar uma espécie de armadilha para que houvesse um tropeço da parte de Cristo. Eles apanham uma mulher no ato do adultério e levaram até os pés de Jesus para que a julguasse e desse uma sentença diante do ocorrido, imagino eu que eles fizeram questão de expor o pecado daquela mulher aos quatro ventos, armaram todo um teatro enorme para que todos soubessem, talvés sendo nos dias de hoje, isso seria publicado no twitter, blog, facebook ou então conversado e espalhado pela rede do orkut e msn. Enquanto todos, com sangue nos olhos e veneno escorrendo em seus lábios, esperavam uma sentença de apedrejamento e de morte, Jesus simplismente coloca todos no mesmo patamar e declara: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. Quem nunca errou, quem em toda sua vida não cometeu pecado? Nada mais precisou ser dito naquele momento, todos imediatamente buscaram em sua própria consciência se seriam dignos de julgar alguém. E sabe qual foi a conclusão?! Não, não somos dignos de julgar a quem quer que seja, não podemos apontar nosso dedo imundo para sujeira de ninguém. Não podemos como uma trave enorme em nosso olhos, reparar o argueiro nos olhos do nosso irmão.
Me parece que o fato de terem pego esta mulher “no ato” fez com que eles acreditassem que aquilo que eles mesmos praticavam as escuras não se comparava ao erro desta mulher, agora revelado a todos. E porque achamos que se expormos o erro do outro justificaremos o nosso? Ou então seremos mais dignos e santos do que o outro? Na lógica de Deus isso não faz sentido, isso não o classifica melhor que o outro, somos todos criaturas que se sujam e se corropem facilmente. Nós colocamos um fardo nas costas das pessoas que nós, nem ao menos encostamos o dedo nele. Aquele que pagou o alto preço pelas nossas vidas, nunca apontou o seu dedo a ninguém, porque sempre teve um olhar de amor e misericórdia para nós. Ninguém mais julgou aquela mulher e Jesus que teria todo direito também declarou: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. O pecado não pode paralizar as nossas vidas, nem mesmo nos fazer regredir, a ordem de Cristo foi para ela “ir”, seguir em frente. O perdão de Deus nos motiva a continuar a caminhada e nos instrui a não cair no mesmo erro.
E eu termino esta reflexão com o texto de Mateus 5:20 onde Jesus afirma: Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Se a nossa maneira de tratar os irmão e se nossa justiça não exceder e MUITO a desses fariseus e escribas, Jesus foi bem claro e disse que jamais entraremos no Reino de Deus.


PS: O Espírito Santo nunca vai gerar em seu coração um peso de culpa, ele gera em nós o arrependimento!

4 comentários:

  1. Simplesmente Perfeito...
    Devemos sempre nos arrepender e não nos culpar.

    ResponderExcluir
  2. Caraca lesk mandou hein!! parabéns!!!

    mais fazer o que ne, nem todos fazem como manda a palavra..sempre querem ibopes e etc...e sempre são as pessoas que tem pecados maiores que sempre julgam...ai te pergunto.essas pessoas que julgam ganha o que com isso? só querem fazer fofoquinhas aleia!!

    ResponderExcluir
  3. AMIGO...É POR ISSO TUDO QUE EU TE AMO!!!
    MUITO BOM COMPARTILHARMOS OS MESMOS SENTIMENTOS!!!
    TE AMO!

    ResponderExcluir